Afeganistão: A desesperada fuga de civis após tomada do Taleban

A internet amanheceu inundada de fotos e notícias sobre o que está ocorrendo em Kabul, no Afeganistão, onde radicais islâmicos do Talibã tomaram o poder.

As cenas de civis fugindo, tanto pela cidade quanto pelos aeroportos do país impressionam pelo cenário pós-apocalíptico:

inscreva-se em nosso canal

A tomada do Taleban ao Afeganistão é vista como uma derrota para o governo Biden, em momento em que insistia em retirar as tropas americanas que pacificavam o local há pelo menos 20 anos.

O que é Taleban?

Talibã (também: TalebanTaliban ou Talebã, do pachto: طالبان, transl. ṭālibān, “estudantes”) é um movimento fundamentalista islâmico nacionalista que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994 e que, efetivamente, governou cerca de três quartos do Afeganistão entre 1996 e 2001, apesar de seu governo ter sido reconhecido por apenas três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita.

É, oficialmente, considerado como organização terrorista pela Rússia, União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos e Cazaquistão.

COMPARTILHE:

One thought on “Afeganistão: A desesperada fuga de civis após tomada do Taleban

Comments are closed.